border=0


"Nosso Grupo de Genealogia da Familia Freire será tão forte quanto seus membros o façam"

border=0

Biografia de 

José Joaquim da Silva Freire

Barão de Santa Maria Magdalena

 

José Joaquim da Silva Freire. (Barão de Santa Maria Magdalena) era natural de Santa Maria Magdalena, no estado Rio de Janeiro. Foi agraciado com o título  de 1º Barão de Santa Maria Magdalena pelo Decreto de 29.09.1883. O  título.  "Barão de Santa Maria Madalena vem do nome da então Vila de Santa Maria Madalena  na estação de Santana do Piraí ( Estrada de Ferro central do Brasil), no estado do Rio de Janeiro. Nascido em 1826 e falecido em 1895, era filho de José da Silva Freire e casado com sua prima em primeiro grau Ilídia da Silva Freire filha de seu tio Francisco da Silva Freire. Não deixou descendência. Ele também era grande proprietário no Município de Santa Maria Madalena.  Sua principal Fazenda era a Santa Ilídia.

Título nobiliárquico passado a 29.09.1883. Título de origem toponímica tomado do Município de Santa Maria Madalena, RJ, onde a família do barão era afazendada.

Informações adicionais

- Os títulos tanto o do Barão de Madalena como o do Dourado não levam o ordinal 1°. Isto só ocorria quando existia um outro nobre com título do mesmo nome Ex: Campinas, 1º Barão de - Bento Manuel de Barros / Campinas, 2a Viscondessa de - Dona Maria Luzia de Souza Aranha / Campinas, 3º Barão de - Joaquim Pinto de Araújo.  Acrescento também que o Barão do Dourado e o de Santa Maria Magdalena eram primos em primeiro grau conseqüentemente os dois primos de Ilídia da Silva Freire, filha de Francisco da Silva Freire.

- Cito que possuo como fontes duas árvores genealógicas da família as quais recorri para coletar dados, assim como os livros: Terra de Cantagalo (subsídio  para a História do Município de Cantagalo) de Acácio  Ferreira Dias - Editado pelo Diário Oficial Niterói, 1942, Catálogo da Exposição de Modelos de Brasão e Cartas de Nobreza e Fidalguia (Colônia - Reino Unido e Império) Universidade de Juiz de Fora documentação cedida pelo Arquivo Nacional. Juiz de Fora, abril de 1965. Pesquisa no Arquivo Nacional. e narrativas de minha avó.  


 

Fonte: Informações gentilmente enviadas por Oswaldo Freire Sampaio Junior. (Curso de História - Universidade Federal Fluminense)