border=0


"Nosso Grupo de Genealogia da Familia Freire será tão forte quanto seus membros o façam"

border=0

 

José Ezequiel Freire de Lima

PATRONO DE UMA CADEIRA NA ACADEMIA ITATIAIENSE DE HISTÓRIA

 

10º ANIVERSÁRIO DA ACADEMIA ITATIAIENSE DE HISTÓRIA (ACIDHIS)
Cel Cláudio Moreira Bento
Presidente fundador e emérito

Em 1º junho, no contexto do 3º aniversário de criação do município de Itatiaia, fundamos a Academia Itatiaiense de História em sessão solene na Câmara de Vereadores, entidade que há 10 anos acolhe em seu plenário as sessões da Academia.
O anteprojeto de seus Estatutos foi de nossa lavra, aproveitando experiência adquirida nas fundações das academias de História de Canguçu/RS, de Itajubá/MG e de Resende/RJ. Foram registrados no Cartório do 1º Ofício de Resende, livro A-13 nº 3126, graças aos esforços do Secretário Ten José Pereira Filho.
A sessão de fundação contou com a presença de 80 pessoas, entre elas o prefeito Luiz Carlos Aquino e o Presidente da Câmara José Renan Rodrigues. O 1 o doou os diplomas e o 2 º cedeu as instalações da Câmara até o final de seu mandato.
Foi um fato singular uma entidade histórica surgir com o apoio e participação dos poderes Executivo e Legislativo e quase junto com o município.
Abrimos a sessão como o fundador e presidente da Diretoria Provisória da ACIDHIS. Os seus membros fundadores foram apresentados pelo jornalista Ruy Canejo. A acadêmica Alda Bernardes Faria e Silva, Coordenadora Geral ,leu pesquisa de sua lavra consistente de uma síntese histórica de Itatiaia. A jornalista Célia Borges da Folha Regional, procedeu a leitura de tópicos de Estatutos e na edição de 30 maio 1992 da citada folha ,realizou reportagem sobre o que iria acontecer na sessão de Fundação.
Alda Bernardes Faria e Silva, leu a nominata dos patronos da ACIDHIS e Marcos Cotrim de Barcellos leu a nominata da Diretoria Provisória assim constituída:
Presidente da Comissão Organizadora: Cel Cláudio Moreira Bento. Vice Presidente: Cel Rubens Tramujas Mader. 2º Vice Presidente: Cel Lauro Amorim. Coordenadora Geral: Alda Bernardes Faria e Silva. Coordenadora de Comunicação Social: Jornalista Célia Borges. Coordenadora de Fontes de Pesquisa: Alda Bernardes Faria e Silva (proprietária de valioso acervo sobre as fontes históricas de Itatiaia). Secretário Ten José Pereira Filho (que registrou estatutos e lavrou a ata de fundação etc.). 2º Secretário Adriano José dos Santos. 1º Tesoureiro Cel Osvaldo Ferreti dos Santos. 2º Tesoureiro Hamilton Silva Torres. Relações Públicas Cel Geraldo Levasseur França, Rui Camejo, e Geana Rachel Rosa Gouvêa.
O Cel França, o simbolista de Itatiaia, apresentou o Brazão da ACIDHIS de sua lavra, aprovado pelos Estatutos.
Ficou decidido que seriam empossados sócios honorários fundadores, as venerandas e emblemáticas personalidades itatiaienses Graciema Silveira Cotrim, Hermínia Arantes Bernardes, Nathanael Soares Rocha , Dr. Nilo Gomes Jardim, e Nilo Valtonem .
O Arquivo Histórico da ACIDHIS 1992 A, registra cronologicamente as datas das posses dos sócios das diversas categorias ,a partir de 4 jul 1992 .Dia este em que foram empossados o Prefeito Luiz Carlos de Aquino, com o Presidente de Honra, sua esposa D. Léa Rangel de Aquino, como sócia colaboradora fundadora, o acadêmico Cel Cláudio Moreira Bento, na cadeira nº 1 Barão Homem de Melo, o acadêmico Cel Geraldo Levasseur França ,na cadeira nº 2 Maria Augusta Dinorah Freire - Prof. Mariucha. E como sócias honorárias fundadoras Graciema Silveira Cotrim, saudada por Rosa Maria Maia Gouvêa e Hermínia Arantes Bernardes ,saudada por D. Rosa Maria (Rosinha) Cotrim de Barcelos.
Assim, no 1º ano ocorreram 24 posses, cuja documentação está nos arquivos da ACIDHIS( livros 1992 A e 1992 B) .
Testemunha eloqüente das atividades e labor profícuo, em 10 anos da ACIDHIS , constituem os seus Arquivos Históricos relativos aos anos de 1992 (2 volumes) 1993, 1994, 1995, 1996, 1997, 1998, 1999, 2000 e 2001, todos com índice descritivo do conteúdo e ,seguramente, as mais valiosas fontes de História de Itatiaia.

 

Patronos de cadeiras da ACIDHIS e acadêmicos ocupantes

PATRONOS

ACADÊMICOS

Barão Homem de Mello Cel Cláudio Moreira Bento
Maria A. D. Freire    Cel Geraldo Levasseur França
Cel Geraldo L. França Cel Lauro Magalhães Castro Amorim
Cel José M. Bernardes Alda Bernardes de Faria e Silva
Dr. José Ezequiel Freire de Lima Marcos Cotrim de Barcellos
José Francisco Zikán Germano Guilherme Zikán
Toivo Sumi  Eva Hildén
Cap. Eduardo A. da Silva Ten José Pereira Filho
Toivo Uuskallio Taime Margareta Aichinger
Dr. Joaquim Maia Frederico Pinheiro de Carvalho
Reynaldo Maia Souto Rosa Maria Maia Gouvêa
Dr. Roberto B. Cotrim Fernando Silveira Cotrim
Dr. Amadeu O. Rocha Carlos Lima da Silva
Dra. Bertha Lutz Ednamara Maia Gouvêa Keller
João Nunes de Almeida Eliane Barros de Almeida
Visconde de Mauá Cristina Magnanini
Dr. Wanderbilt D. Barros  Luiz Sérgio Pereira Sarahyba
Walter Zikán  Carlos Eduardo Zikán
Cel Olegário Ponce Dagmar Deusdetina de Rezende
Maria José de Aquino Celina Pereira Batista
Dr. Luiz Pereira Barreto José Eduardo de Oliveira Bruno
Mário Pereira da Silva Lílian Pereira da Silva Flores
Dr. Eduardo Bernardes Cotrim Rosa Maria Cotrim de Barcelos
Dr. Eduardo Torres Cotrim  Cláudio Cotrim de Barcelos (x)
Cel Rubens Tramujas Mader  Angela Mader (mãe da Malu Mader)

São Sócios correspondentes o Cel Arivaldo Silveira Fontes, Cybelle de Ipanema , Benedito Matheus, Ângela Cunha e Ângela Mader.


Membros efetivos da ACIDHIS

Adalberto Berol, Adeildo Caboclo, Adriano dos Santos, Alva Fagislando, Arnaldo de Marsillac, Cláudio Medeiros, Dalmo Coelho, Eliana Ponce de Motta, Elis Araújo Mota, Fernando Cavalcanti, Geana Gouvêa, Gustavo P. Carvalho, Helenice Barbosa, Ivan Valentim, Jorge Barbosa da Silva, Jorge Jaime, José Celestino Torres, José Carapecos, Lana Carvalho, Luiz Barbosa, Olga Amorim, Ricardo Zikán, Rodolfo Buffani, Rodolpho Kreter, Sandro Valentim, Thalita Carvalho e Yone Albuquerque.
Membros efetivos júnior, Felipe Mesquita e Raul Cotrim S. Filho.
Colaborador Emérito Cel Flavio de Arruda Alves e Colaboradora Especial sua esposa D. Celi Sônia Jacob Alves e D. Dulcimar Montovani Alexandre(ex primeira dama ) .São sócios honorários o ex prefeitos Luiz Carlos de Aquino e Jair Alexandre Gonçalves .

Diretoria da ACIDHIS biênio 2001/2003

Nome/ Cargo
Prefeito Almyr Dumay Lima - Prefeito Presidente de Honra
José Ricardo dos Santos - Presidente da Câmara Presidentes de Honra
Cel Cláudio Moreira Bento - Presidente Emérito e Fundador
Alda Bernardes de Faria e Silva - Presidente
Cel Lauro Magalhães C. Amorim - Vice Presidente
Eliane Barros de Almeida - Conselho Fiscal
Germano Guilherme Zikán - Conselho Fiscal
Luís Evangelista Barbosa - Conselho Fiscal
Helenice Dile E. Barbosa - Coordenadora de Fontes, Pesquisas e Produção Histórica
Eliana Regina Maia Gouvêa - Idem.idem.
Ednamara M. G. Keller - Idem.idem
Jorge Barbosa da Silva - 1º Tesoureiro
Dagmar Deusdetina de Rezende - 2º Tesoureiro
Carlos Lima da Silva - Coordenador Geral/1º Secretário
Lílian Pereira da Silva Flores - 2º Secretário
Ângela Maria da Silva - Coordenadora Magistério Histórico
Maria Célia de Souza Borges - Coordenadora de Comum. Social
Ruy Camejo - Relações Públicas
Cel Claudio Moreira Bento - Orador

Homenagem Póstuma
Nestes 10 anos de existência da ACIDHIS tiveram lugar as seguintes e lamentáveis perdas nos seus quadros,por falecimento:
- Hermínia Arantes Bernardes; Graciema Silveira Cotrim, Eva Hilden
- Cel Rubens Tramujas Mader ';Cel Geraldo Levasseur França;
- Hélio Gouvêa ;Dr. Fernando Silveira Cotrim , Maj. Osvaldo Motta e Nilo Valtonem
Suas biografias constam dos Anais da ACIDHIS.

RESPINGOS E ARREMATES SOBRE ITATIAIA

ITATIAIA - População 1856 Total 2912 Brancos2912, sendo 1068 homens, 1017 mulheres, 903 menores, 1341 solteiros, 644 casados e 100 viúvos. Escravos 1720, sendo 1089 homens, 621 mulheres, 391 menores, 1230 solteiros, 418 casados e 62 viúvos.Assim existiam 2912 habitantes livres e 1720 escravos e cerca de 2 escravos para cada escrava (Colaboração Cel C. M. Bento).

ITATIAIA-População1877.Total5170:Brancos 1865 homens e 1118 mulheres. Escravos 1365 homens e 822 mulheres 3906 Brasileiros e 1224 Estrangeiros. (Colaboração Cel C. M. Bento) .

ITATIAIA - Escolas 1852-1864. A primeira escola de Itatiaia foi regida pelo professor José Fernando de Oliveira com 16 alunos em 1852.Ela foi criada por lei provincial de 20 nov 1851Possuia 20 alunos em 1858 e 38 em 1864. Em 1885 passou a existir duas escolas. Uma para meninos e com 59 alunos, regida pelo professor José Marcelino de Almeida e outra com 35 meninas regida pela professora Jovina Eudoxia Rodrigues. Em 1888 a professora Jovina continuava à frente da escola para meninas e a para meninos era regida pela professora Dulcinda Cândida Jardim. (Colaboração C. M. Bento).

VARÍOLA EM ITATIAIA EM 1866. A atual cidade de Itatiaia foi atingida por um surto de varíola em 1866, destacando-se no socorro aos doentes o padre Joaquim Thomáz de Aquino, que foi pároco local de 1864-1881. Transportou água nas costas do Paraíba para os doentes, abriu covas para sepultar os mortos e cuidou com desvelo dos doentes dos 130 contaminados .dos quais sucumbiram 45 ( Colaboração Cel C. M.Bento).

EM ITATIAIA UM VETERANO DA GUERRA DE PARAGUAI radicou-se em Itatiaia ao término da Guerra do Paraguai o Cap Honorário do Exército Virgínio Thomáz Aquino, baiano que combateu em Curuparti, Tuiuti, Itororó, Avai e Estero Rojas. Era Cavaleiro da Ordem do Cristo e irmão do pároco local Joaquim Thomáz de Aquino. (Colaboração C. M. Bento)

TREMOR DE TERRA EM ITATIAIA EM 1861. Causou grande pavor em 1861 na população de Itatiaia um leve abalo sísmico ou tremor de terra .

PORTO FLUVIAL EM ITATIAIA 1863: Chegou em Itatiaia o primeiro barco junto a antiga ponte. E ali vieram ter as produções de Queluz e Areais e o comércio de Diogo dos Santos Pinto funcionou a semelhança de um entreposto alfandegário .

CRIME EM ITATIAIA EM !) JUL 1880 .Foi assassinado no interior de sua casa o Agente do Correio Barreto de Faria

QUILOMBO DO PALMITAL AMEAÇOU ITATIAIA EM 1880. Em uma fazenda da serra no Palmital sob a liderança do escravo Theodoro Mesquita formou-se um quilombo de cerca de uma centena de escravos que passaram a depredar fazendas e a ameaçar a mão armada sitiantes e viajantes de Engenheiro Passos e Itatiaia até serem dispersados pela Policia .

CHEGA EM ITATIAIA A ESTRADA DE FERRO 23 mar 1873. A ferrovia D.Pedro II chegou com a ponta de seus trilhos em Itatiaia

ITATIAIA GANHA CEMITÉRIO EM 1878. O cemitério de Itatiaia foi construído em 1878 por 4.800 mil réis tendo o Dr Rocha Leão concorrido com 800 mil réis.

INTERNATO EM ITATIAIA EM 1880 .O Professor Jose Maria de Almeida fundou um internato no sobrado ao lado da matriz tendo por professor inclusive o latinista Dr Walmont.

BANDA DE MÚSICA EM ITATIAIA 1883 .Constituída de alunos do Internato de Itatiaia foi regida pelo maestro Albino Silva .

CLUBE RECREATIVO LITERÁRIO 1881 .Foi fundado em 1881 pelo Dr Rocha Leão e teve vida social intensa.

LUZ ELÉTRICA EM ITATIAIA 1921.Passou a ser servida por luz elétrica em 1921.

ESTAÇÃO FERROVIÁRIA BARÃO HOMEM DE MELLO 1918. Nome dado a a estação de Itatiaia em homenagem ao Barão que desde 1916 possuía sua casa de verão em Benfica onde faleceu em 1918 atingido pela Gripe Espanhola.

 

 

Fonte: endereço do site gentilmente cedido por: José Eduardo de Oliveira Bruno, http://www.resenet.com.br/itatiaia_historia_acidhis.htm