border=0


"Nosso Grupo de Genealogia da Familia Freire será tão forte quanto seus membros o façam"

border=0

Manifesto Republicano 


Bento Gonçalves da Silva

Manifesto de Bento Gonçalves da Silva (25 set. 1835)

Profissão de Fé Republicana , realizada dia 29 de agosto de 1881, pelos estudantes gaúchos da Faculdade de Direito de São Paulo, desta forma, reeditando o manifesto de Bento Gonçalves de 29 de agosto de 1838:

"A geração atual deve conhecer melhor este manifesto que faz honra ao tão adulterado passado da terra rio-grandense. Publicando, divulgando este antigo documento, sentimos, além da satisfação de um ato espontâneo de justiça a do cumprimento de um dever honroso: em primeiro lugar, porque contribuiremos para fazer desvanecerem- se indignas imputações com que s e tem pretendido nodoar a nossa brilhante história: depois porque sendo a revolução operada pela quase unanimidade da Província, tendo saído espontaneamente da sua índole e aspirações, da sua natureza íntima, - nós- filhos seus - nos cobriríamos do mesmo boldão , com que a quiséssemos manchar; finalmente, porque dada as necessárias diferenças entre aquela e a nossa época, justificamos, aceitamos, glorificamos o pensamento político dos revolucionários de 1835.

Trabalhamos também, pelas condições indispensáveis ao bem da Pátria, e essas condições só nos parecem legítimas, no seio da ordem democrática, - Somos republicanos. Não pelas nossas individualidades, mas pelo próprio patriotismo, temos necessidade de fazer francamente, perante os nossos patrícios, esta declaração.

Como republicanos convictos, sem exaltações imprudentes, tolerantes para com os indivíduos, intolerantes no terreno das idéias, reivindicamos o glorioso passado, que muitos caluniam e que outros, mais ingratos ainda,repudiam envergonhados.

Havemos de alevantá-lo, havemos de reabilitá-lo."

http://www.usp.br/fd/

Nota:

Assinaram esta profissão de fé, os seguintes estudantes gaúchos da Faculdade de Direito de São Paulo em 29 de agosto de 1881:

-João J.Mendonça Júnior

-Júlio de Castilhos

-Eduardo Fernandes Lima

-Joaquim Ferreira da Costa

-Adolfo Luiz Osório

- J.F.de Assis Brasil

- Homero Baptista

- Victorino Ribeiro Carneiro Monteiro

- João Francisco Machado da Silveira

- Theodolino Fagundes Filho

- Xisto Pinto Barbosa

- Alfredo Gama

- Ernesto Alves

- Antonio Mercado

- Álvaro Chaves

-Estevam de Oliveira Júnior

- Leão Ribeiro

-J.M.Gonçalves Chagas

- Henrique Martins Chaves

-Argimiro Galvão

- Alcides Lima

- Oscar Paranhos Pederneiras

- Joaquim Martini

-Angelo Pinheiro Machado

-Enéas Galvão

- Francisco Leonardo Falcão Júnior

-Antonio Augusto Borges de Medeiros

-Severo B. d'Oliveira

-João de Barros Cassal

-Germano Hasslocher

-Eurico da Costa

- João Jacintho de Mendonça

P/S:

Nas palavras de um ilustre historiador gaúcho,estas eram em verdade, a alma do Rio Grande, na voz comovida de sua mocidade, rendendo ao maior de seus filhos a mais límpida e expressiva homenagem.

 

Ascendência de Bento Gonçalves da Silva , nos termos de sua certidão de batismo:

"Aos dezenove dias do mês de outubro de 1788, nesta Matriz

do Senhor Bom Jesus, batizei e pus os Santos Óleos- a- Bento- filho legítimo do Alferes Joaquim Gonçalves da Silva, natural da Freguesia de Santa Marinha de Real, bispado de Lamego, e de sua mulher Perpétua da Costa Meirelles, natural desta freguesia do Triunfo; neto pela parte paterna de Manoel Gonçalves da Silva e de sua mulher Josefa Maria de Jesus, ambos

naturais da Freguesia de Santa Marinha de Real, do mesmo Bispado acima dito; e pela materna de Manoel Gonçalves Meirelles, natural de Mondim de Bastos , Arcebispado de Braga, e de sua mulher Antonia da Costa Barbosa, natural da Villa de Guaratinguetá , Bispado de São Paulo; foram padrinhos o Tenente Manoel Carvalho de Souza e Anna da Costa Meirelles, solteira. De que para Constar, fiz este assento, que assinei.

Vigário Euzébio de M. Rangel e Sá.

Foi neste ambiente que nasceu na Freguesia do Bom Jesus do Triunfo , em 23 de setembro de 1788, Bento Gonçalves da Silva.

 

LENÇO FARROUPILHA

 

Nas palavras de um ilustre historiador gaúcho- "tem-se mesmo a impressão de que o Brasil inteiro acampara nas coxilhas do Rio Grande, de 1835 a 1845, para aqui pelejar pela liberdade e pela República, pois entre as figuras de prol da Revolução, entre mui- tos outros filhos das demais Províncias, destacam-se:

- Domingos José de Almeida, Dr.Marciano Pereira Ribeiro, Padre Antonio Ribeiro, José Pinheiro de Ilhoa Cintra (mineiros)

- General João Manoel de Lima e Silva (fluminense)

Obs: Tio do Duque de Caxias

- Brigadeiro Bento Manoel Ribeiro (paulista)

- Major José Mariano de Matos (carioca)

- Padre José Antonio Caldas (alagoano)

Obs: Revolucionário de 1824 em Pernambuco

- Coronel José Manuel de Leão (catarinense)

- Tenente-coronel Daniel Gomes de Freitas (baiano)

Obs: Revolucionário da Sabinada em 1837

Nota:

O pensamento dominante na revolução farroupilha ,

sendo essencialmente brasileiro,seria republicano e

federativo.


Fonte: Matéria enviada por:  José Eduardo de Oliveira Bruno  - SP, junho de 2004.
E-mail: jeobruno@uol.com.br
e ou/ jeobruno@hotmail.com