border=0


"Nosso Grupo de Genealogia da Familia Freire será tão forte quanto seus membros o façam"

border=0

Biografia de

José Francisco de Mesquita

Marquês, Conde,

 Visconde, e Barão, 

de Bonfim


José Francisco de Mesquita

 Dr. Kenneth Henry Lionel Light.

.

JOSÉ FRANCISCO DE MESQUITA

Concessão do Título

Barão de Bonfim

Barão de Bonfim com grandeza

Visconde de Bonfim com grandeza

Conde de Bonfim

Marquês de Bonfim

18.06.1841

15.11.1846

02.12.1854

19.12.1866

17.07.1872

 

José Francisco de Mesquita - Marquês de Bonfim, nasceu em 11 de janeiro de 1790,  no Arraial de Congonhas do Campo, Freguezia da Villa de Queluz, Bispado de Marianna, província de Minas Geraes, e faleceu em 11 de dezembro de 1873, filho de José Francisco de Mesquita e Francisca Joanna, que foi casado com Francisca de Paula Freire de Andrade - Baronesa de Bonfim, nascida em 1788 e falecida em 1852 em Marianna, filha do Tenente Coronel Francisco de Paula Freire de Andrade que nasceu em 1756 e faleceu em  1802, e Isabel Carolina de Oliveira Maciel. Com Francisca, José Francisco teve um filho que faleceu ainda criança em Ouro Preto/MG. Fora do casamento, teve os seguintes filhos:
a. com Luísa Cândida d'Oliveira Penna, falecida em  23 de maio de 1883. Teve três filhos:
1. Jerônymo José de Mesquita (futuro Conde de Mesquita), nasceu a 25 de Junho de 1826 no Rio de Janeiro e faleceu  a 01 de Setembro de 1886, na cidade Rio de Janeiro/RJ (gêmeo de José) .
2. José de Mesquita,
nasceu a 25 de Junho de 1826  na cidade Rio de Janeiro/RJ.
3. Júlia de Mesquita (depois casada com Major Joaquim Inácio da Cunha).
b. com Júlia, viúva de José Narciso da Silva Vieira, teve uma filha:
1. Júlia Vieira que casou com Silvério Xavier de Almeida Campos 
c. e ainda, com senhora que eu desconheço, teve um filho :
1. José Francisco de Mesquita.
 
José Francisco de Mesquita, era capitalista abastado e banqueiro cuja bolsa muitas vezes abriu-se para acudir o Estado. Era Veador da Casa Imperial, Comendador da I. Ordem de Cristo da I. Ordem do Cruzeiro, Dignitário da I. Ordem da Rosa, Cavaleiro da Legião de Honra da França, Membro da Junta da Caixa de Amortização, Benfeitor da Santa Casa de Misericórdia, Vereador da Câmara Municipal da Corte,etc. Morava na Rua dos Pescadores nº. 10. Florinda Antonia de Mesquita era irmã do marquês de Bonfim.

Algumas fontes para pesquisa:

Züquete, Afonso Eduardo Martins, Nobreza de Portugal e do Brasil, Lisboa, Editorial Enciclopédia, 1960.  3  v.   

 

Outros excelentes livros de referência genealógica que eu recomendo e que se encontram na Biblioteca do Museu Imperial são:

 

Vidal, Frederick Gavazzo Perry, Genealogias Reaes Portuguesas; descendência de S.M. El-Rei o Senhor Dom João VI, Lisboa, Guimarães & Cia., 1923.

 

Souza, Antonio Caetano de, Memórias dos Grandes de Portugal, Lisboa, Sylviana, 1754.

 

Pinto, Albano da Silveira, Resenha das  Famílias Titulares e Grandes de Portugal, Lisboa, Arthur da Silva, 1883. 2 v.

 

Freire, Anselmo Braacamp, Brasões de Sala de Cintra, Coimbra, Imprensa da Universidade, 1921. 3 v.

 

além do clássico, para os títulos brasileiros do Smith de Vasconcellos e dos Anuários Genealógicos Brasileiros Vol. I a XII. A Genealogia Paulista de S. Leme, SP 1904, também é muito útil.

http://brazil.crl.edu/bsd/bsd/almanak/al1881/00000076.html  Barão de Mesquita Jerônymo José de Mesquita Rua do Visconde de Inhaúma 10 e 50,: reside  r. Haddock lobo 73

http://brazil.crl.edu/bsd/bsd/almanak/al1875/00000068.html  Barão de Mesquita Jerônymo José de Mesquita ( 1º Barão desse Titulo, por decreto de 14 de agosto de 1873 Rua do Visconde Inhaúma 10 50, reside rua Bella Vista , 11

 

 

Fonte: Redação e pesquisa elaborada pelo descendente do Barão, o Dr. Kenneth Henry Lionel Light.  Caso você tenha mais informações adicionais, sobre nossos ancestrais escreva-nos um e-mail: khlight@attglobal.net. Grato.

Além da genealogia tenho o levantamento da iconografia, honrarias, testamentos, elogios públicos (normalmente nos jornais e no IHGB ao falecer) e críticas; também um levantamento junto as principais instituições, de documentos que se referem aos Mesquitas. Falta completar, informações sobre os pais, avós etc. do marquês.
 
Estou anexando algumas informações adicionais sobre os Mesquitas. Também sobre os Villas Boas Antunes de Siqueira, outra família mineira de Angustura (antiga Madre de Deus do Angú ) e Volta Grande - esta já completa com iconografia etc.
 
Caso queira ler alguma coisa sobre o meu ramo (história Luso/Anglo/Brasileira no tempo do príncipe regente D. João) sugiro os sites
 
www.projetoreeducar.org.br  um site dos monarquistas ou
 
www.ihp.org.br o site do Instituto Histórico de Petrópolis do qual faço parte.