border=0


"Nosso Grupo de Genealogia da Familia Freire será tão forte quanto seus membros o façam"

border=0

Biografia de Newton Freire Maia

mais conhecido como 

FREIRE-MAIA

 

Newton Freire Maia

Newton Freire Maia, nasceu em 29 de junho de 1918, na cidade de  Boa Esperança, no sul do estado de Minas Gerais, no Brasil, naquele tempo essa cidade era chamada de Dores da Boa Esperança. A cidade é conhecida pela serra imortalizada por Lamartine Babo e Francisco Alves na música "Serra da Boa Esperança". Era filho de Belini Augusto Maia e dona Castora Freire Maia, além de Newton tiveram mais 6 filhos, sendo que dois deles também foram homens da Ciência, chamados Ademar Freire Maia  e Lineu Freire Maia,. Seu avô paterno era Domiciano Fulgêncio Maia. Newton Freire Maia tinha um irmão de nome Ademar Freire Maia casado com Dértia Freire Maia. Newton do seu primeiro casamento com dona Flávia Leite Naves Freire Maia, com a qual viveu por 24 anos, até o falecimento dela, teve quatro filhos, e também nove netos, os filhos são:

1- Regina Flávia Naves Freire Maia

2- Maria de Fátima Naves Freire Maia,

3- Newton Freire Maia Filho (este, já falecido) 

4- Marco Domiciano Naves Freire Maia,  

Casou-se depois então com a professora Eleidi Alice Chautard Freire Maia, geneticista, com a qual viveu por 29 anos, até falecer. Era primo em 2° grau de Nelson Freire.

Sua carreira profissional

Newton Freire Maia, era ocupante da cadeira de número 4 da Academia Dorense de Letras, cujo patrono era Domiciano Fulgêncio Maia, seu avô . Newton Freire Maia,  desenvolveu essa característica científica, sob a influência maravilhosa de seu pai,  que era  farmacêutico; e de seu avô paterno, Domiciano Fulgêncio Maia, cientista amador, do qual recebeu influência decisiva para desenvolver seu amor profundo pela ciência. 

O avô paterno, Domiciano, tinha um laboratório, no qual, entre outras coisas, produzia gás hidrogênio, utilizado pelos garotos em seus balões. Foi ali que ele "pôde realizar observações e experiências e encantar-se com elas. Aos 15 anos, ..., decidiu ser cientista". Dizia também que "os caminhos para essa meta não se abriam diante dele com a nitidez e a simplicidade dos rumos que tomaram os seus colegas. Afinal, depois de alguns tropeços e atropelos, já com 24 anos de idade, começou a ser cientista, ... em genética de drosófilas, pelas mãos de Dreyfus e Pavan, no ano de 1946".

Newton Freire Maia passou a residir no Paraná no ano de 1951. Formado em Odontologia, já havia decidido dedicar-se à Biologia e à Genética. Por indicação do Professor Padre Jesus Santiago Moure, aceitara o convite do Professor Homero de Mello Braga para ministrar a disciplina de Biologia Geral para os alunos de História Natural da antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras e instalar um Laboratório de Genética, para continuar na Universidade Federal do Paraná as pesquisas que tinha iniciado na Universidade de São Paulo, sobre genética das populações de Drosophila. De 1956 a 1957 esteve durante um ano na Universidade de Michigan, com bolsa da Fundação Rockfeller, quando passou a estudar Genética Humana. Em 1958, o Laboratório de Genética da Universidade Federal do Paraná transformou-se então em Laboratório de Genética Humana e a equipe do Professor Newton, pioneiro na área de Genética Humana e Médica, no Brasil, passou a pesquisar sobre casamentos consangüíneos e malformações dos membros, a princípio. Esse grupo e seus discípulos originaram o atual Departamento de Genética do Setor de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Paraná. Newton Freire-Maia foi também pioneiro na implantação de um Serviço de Aconselhamento Genético. Doutorou-se em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1960, com uma tese sobre Casamentos Consangüíneos no Brasil. Até o início da década de 1970, foi Chefe do Departamento de Genética da Universidade Federal do Paraná. Publicou mais de 200 artigos completos em periódicos científicos especializados e duas dezenas de livros ao longo de sua carreira, além de 22 capítulos de livros e de numerosos artigos de divulgação, em jornais e revistas. O Professor Doutor Newton Freire Maia faleceu no dia 10 de maio de 2002, em Curitiba, aos 84 anos de idade.

Newton Freire Maia era geneticista, com doutorado em Ciências Naturais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.Era  pesquisador do CNPq e professor emérito senior da Universidade Federal do Paraná. Ex-cientista da Organização Mundial da Saúde, em Genebra, e ex-bolsista da Fundação Rockefeller, dos Estados Unidos, publicou perto de 300 trabalhos, principalmente no Exterior, além de 18 livros, sendo 16 no Brasil e dois nos Estados Unidos.

Era  membro titular da Academia Brasileira de Ciências, presidente de honra da SBPC e diretor do Instituto Ciência e Fé.

Newton Freire Maia,  foi um grande geneticista com vários livros publicados. Ele é considerado um dos precursores da genética humana no Brasil, e foi o criador do Departamento de Genética em Curitiba e recebeu durante sua vida diversos prêmios e inúmeras homenagens. A última foi pouco antes de falecer em Brasília do presidente Fernando Henrique Cardoso. Hoje é nome de uma praça em Curitiba " Praça cientista Newton Freire Maia".
Foi um homem admirável em todos os sentidos. 

Fonte: Os dados aqui coletados, foram gentilmente fornecidos por Maria de Fátima Naves Freire Maia, filha do biografado.